Cavaleiros do Zodíaco

Cavaleiros do Zodíaco

 

Cavaleiros do Zodíaco no Brasil ou Saint Seiya no original é um mangá criado em 1986 por Masami Kurumada, que virou anime e foi transmitido no Brasil pela extinta TV Manchete em 1994, foi animado pelo estúdio Toei Animation (que animou Sailor Moon, Dragon Ball Super, Konjiki no Gash Bell), após o sucesso de CDZ, diversos animes começaram a chegar às TVs Brasileiras, se tornando uma febre em todo o país, trazendo pela primeira vez mangás, revistas, bonecos e outros materiais especializados para as terras brasileiras.

 

A série de CDZ é praticamente é toda baseada na mitologia grega, principalmente dos deuses gregos Atena, Hades e Poseidon, que para atingir seus objetivos e a supremacia de seus ideais na terra dão poder a humanos escolhidos e os transformam em guardiões para lutar e defendê-los.

 

Na história, a reencarnação de Atena, deusa da sabedoria, guerra e justiça é quase assassinada ainda bebê, sendo salva e entregue a um milionário japonês chamado Mitsumasa Kido que estava de férias pela Grécia naquele momento. Kido ciente da divindade do bebê, passa a cuidar dela e lhe dá o nome de Saori, passando a se encarregar de formar novos cavaleiros para protegê-la no futuro .

No começo do anime nos é apresentado o protagonista do anime, Seiya, que está em uma batalha pela armadura de Pégaso em um santuário na cidade de Atenas, Grécia. Ele é um dos jovens enviados por M. Kido a diferentes pontos do planeta para se tornarem cavaleiros e conquistar suas armaduras (são 100 orfãos). Seiya vence a última batalha de seu treinamento, recebendo a armadura de Pégaso, e volta ao Japão para rever sua irmã que havia sido separada dele no momento que partiu para Grécia.

 

No Japão, Seiya descobre que Kido morreu 1 ano após sua partida e que ninguém tem informações sobre sua irmã, Saori que ficou responsável pelos negócios de Kido, então pede a Seiya que lute no torneio chamado Guerra Galáctica e caso ele vença, ela o ajudaria a encontrar Seika, a sua irmã.

 

Inicialmente Seiya recusa o pedido sem ainda saber que Saori é a reencarnação da deusa Atena, só que depois é convencido por uma antiga amiga a participar pois a visibilidade mundial do torneio pode fazer sua irmã o encontrar. No torneio são apresentados os outros 4 protagonistas da série: Hyoga, cavaleiro de Cisne, Shiryu de Dragão, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix (esse último desencadeia toda a trama da primeira saga de CDZ roubando a armadura de ouro que seria o prêmio ao vencedor da guerra galáctica).

 

Cavaleiros do Zodíaco se tornou um grande sucesso no mundo todo, ganhando fãs e novos animes, que são passadoe e feitos até hoje, no Brasil, o anime tem status de clássico, e é um ícone da cultura pop dos ano 90 e 00 no país.

O anime de Cavaleiros do Zodíaco tem 4 animes (sendo 3 spin off), 31 OVAs, 11 mangás, 6 filmes e 3 light novels.

Anime – o anime clássico teve 114 episódios, divididos em 3 sagas (Santuário, Asgard e Poseidon), depois teve os spin off (Saint Seiya The Lost Canvas com 26 episódios, e Saint Seiya Omega com 97 episódios, e Saint Seiya Soul Of Gold com 13 episódios).

OVAs – tem 31 OVAs que é a ultima fase do mangá, que é Saint Seiya Saga de Hades (que é dividido em santuário, inferno e elísios), mas também é considerada a ultima parte do anime de Kurumada, e não OVA.

Filmes – os filmes são Saint Seiya Filme 01 – O Santo Guerreiro, Saint Seiya Filme 02 – A Grande Batalha dos deuses, Saint Seiya Filme 03 – A Lenda dos defensores de Athena, Saint Seiya Filme 04 – Os Guerreiros do Armageddon, Saint Seiya Filme 05 – Prólogo do Céu e Saint Seiya Filme 06 – A Lenda do Santuário.

Mangás – são: Saint Seiya (classic), Saint Seiya Episode G, Saint Seiya Episode G: Assassin, Saint Seiya Next Dimension, Saint Seiya Omega, Saint Seiya Tenkai-Hen Joso Overture, Saint Seiya Zeus Chapter, Saint Seiya DJ – Seiya Generation, Saint Seiya: The Lost Canvas, Saint Seiya: The Lost Canvas – meiou shinwa gaiden e Saint Seiya – Saintia Shou.

Light Novels – são: Saint Seiya: Gigantomachia, Saint Seiya: Golden Age e Saint Seiya Side Stories: Anime Special Gold Selection.

 

Também vai ser lançada o anime Saint Seiya: Saintia Shou, sabe que vai ser lançada em breve pelo estúdio Toei Animation (a Toei tem os direitos contratuais exclusivos de animar e fazer obras de Saint Seiya em um certo tempo, senão os direitos voltam para o Kurumada, então eles tem que fazer qualquer anime com o nome de Saint Seiya, mesmo sem ajuda de Kurumada).

 

Esse anime é bom (embora de um modo geral os desenhos e a animação considere media), com ajuda do site MAL, dou a nota de 7.7.

Bruno Falcão

Kuzu no Honkai episodio 03 Youjo Senki Episódio 04