Clannad

Clannad

 

Clannad foi um anime baseado em um jogo (visual novel, criado pela companhia de Software Key, mais tarde foi adaptada em formato de light novel pelo autor Jun Maeda, e depois disso teve várias adaptações de mangá, foi animado pelo estúdio Kyoto Animation (que animou Kyoukai no Kanata, Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Chuunibyou demo Koi ga Shitai), e tem os gênero de comedia, cotidiano, drama, escolar e romance.

 

O personagem principal é Tomoya Okazaki, estudante que por causa de um problema no braço (discussão com seu pai), parou de ir a clubes depois da aula e é denominado delinquente (nem acho, é só alguém sem nada para fazer e fica vadiando por ai), junto dele está seu amigo Youhei Sunohara, também considerado um delinquente, ele fazia futebol antes de ser expulso do clube por causa de seu gênio (ele brigou com o clube de futebol).

 

No 1º dia do 3º ano Tomoya conheceu Nagisa Furukawa (amiga de Tomoya, tem saúde frágil e completamente insegura , mas ela é kawaii e dá vontade de proteger), também aparece Kyou e Ryou Fujibayashi (irmãs gêmeas e ambas estão apaixonadas por Tomoya), Kotomi Ichinose (considerada um verdadeiro gênio nos estudos, pais eram professores e é amiga de infância de Tomoya).

 

Tomoyo Sakagami (mas tem um ar muito sereno, mas no passado era violenta e agressiva), Fuuko Ibuki (jovem menina que sofreu um acidente de carro durante seu 1º ano e está em coma deste então), e só para completar os personagens recorrentes tem os pais de Nagisa (eles tem uma padaria), Misae Sagara (a gerente do dormitório de Sunohara), e Mei Sunohara (a irmãzinha de Sunohara).

 

Toda a primeira temporada é focada no 1 semestre do 3º ano escolar de Tomoya, todos os personagens tem alguma história triste para mostrar, enquanto o anime é mostrado, é contado uma história paralela (na forma de pequenos trechos em quase todos os episódios), fala de uma menina (muito parecida com Nagisa), que está sozinha em um mundo sem ninguém, e que cria um amigo (um pequeno robô).

 

Na da segunda temporada (que é uma continuação da primeira), mostra como ficou Tomoya Okazaki e os outros após o secundário (nessa temporada se preparasse para “suar pelos olhos”, porque é mais dramática que a primeira e a 1ª já teve muito drama).

clannad

E isto será um pequeno spoiler, mas demorei para entender a história paralela (a da menina e do robô), a garota é Ushio e o robozinho é Tomoya, e o inverno é a doença de Nagisa e Ushio (um pouco filosófico).

 

Este anime tem duas temporadas, 2 OVAs, 1 filme e 2 mangás, explicarei todos abaixo.

Anime – ele tem duas temporadas:

  • Clannad – 1ª temporada do anime Clannad, essa parte tem 22 episódios, 23 com um episodio extra, que só complementa a relação de Tomoya e Nagisa.
  • Clannad After Story – é a 2ª temporada do anime Clannad, tem 25 episódios (mas só considero ter 24 episódios, pois o 25 é um OVA alternativo), esta temporada abrange o final do 2º grau de Tomoya, até sua família se formar.

OVA: são 2 OVAs, o Clannad – Another World, Kyou Chapter (que como o nome indica, Tomoya fica com Kyon no final) e o 25 episodio da 2ª temporada, o especial de Tomoyo (que como o nome indica, Tomoya fica com Tomoyo Sakagami no final).

Filme: se chama Gekijouban e conta a historia do anime (muito resumida e um pouco diferente), esse filme não foi animado pela Kyoto Animation (que animou as duas temporadas e os OVAs), mas foi animado pela Toei Animation.

Mangá: tem dois mangás, um que conta a historia do anime e outro que é mais parecido com o jogo (quem não sabe, no jogo original a personagem principal era Tomoyo, só nas versões mais recentes do jogo, a personagem principal ficou sendo Nagisa).

 

Esse anime é muito bom, principalmente a qualidade da imagem (a Kyoto Animation não é um ótimo estúdio à toa), e com auxilio do site myanimeliste, darei a nota de 8.0, queria dar uma nota maior, mas a minha nota não é a única que tenho que ver para dar uma nota a um anime.

Bruno Falcão

Chuunibyou demo Koi ga Shitai Code: Breaker