Dragon Ball

Dragon Ball

 

Akira Toriyama criou a o mangá de Dragon Ball em 1984, 2 anos depois, em 1986 foi ao ar pela primeira vez na televisão japonesa, animada pelo estúdio Toei Animation (que animou Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco, Konjiki no Gash Bell), considero que Dragon Ball tenha 3 temporadas (a fase clássica de Dragon Ball (que se passa enquanto Goku é uma criança até o começo da adolescência),  a fase Z (que se passa depois de Goku se casar até a fase adulta) e a fase Super (que é a faze que esta passando atualmente, que mostra Goku na fase adulta, tendo poderes interplanetários).

 

Assim que estreou na TV, Dragon Ball foi um sucesso estrondoso não só no Japão, como no mundo, tendo diversas ramificações como em filmes, videogames, bonecos entre outras mídias e objetos, no Brasil foi transmitido em várias emissoras de TV, abertas e a cabo, se transformando numa febre nacional, sem dúvida, é o anime mais famoso no país até os dias de hoje.

É um pouco difícil falar de Dragon Ball sem citar muitos superlativos em relação aos demais mangás do gênero, DB com certeza é uma referência para todo o gênero Shounen que tenha saído após seu lançamento. O Humor, a superação pelo viés da amizade, sequências de treinamento e trabalho duro, lutas épicas, vilões que vão mudando de forma e força, um pouco de tudo isso você irá encontrar em outros animes do gênero. Akira Toriyama se tornou um dos autores mais copiados de toda a história.

 

Há algumas mudanças de foco da série entre os arcos, enquanto em Dragon Ball o anime é mais voltado para o humor e a aventura, com a ação existindo, mas em menor escala que Dragon Ball Z e Super, nessas temporadas, usando palavras mais grosseiras, a porrada come solta do início ao fim praticamente com batalhas que duram dezenas de episódios para serem concluídas.

 

A história de Dragon Ball, se caso alguém ainda não saiba, se trata de um alienígena da raça Saiyajin que é enviado a terra para dominá-la, numa clara referência a outra clássico das histórias em quadrinhos, e por um acaso do destino bate a cabeça em uma pedra e acaba esquecendo todo seu propósito e passa viver na terra normalmente. A aventura começa quando ele encontra Bulma e os dois saem atrás das esferas do Dragão, 7 esferas mágicas numeradas por estrelas de 1 a 7 que se postas juntas dão direito a realização de qualquer desejo de quem as tenha conquistado. Em DB, DBZ e DBS temos diversas sagas lideradas por vilões com sede de poder, além disso sempre surgem ou ressurge vilões e os guerreiros tem que lutar contra eles (principalmente Goku).

Dragon Ball é épico, viciante e muito divertido! Quem não levantou a mão para ajudar Goku em uma Genki Dama? (eu sei que fiquei com as mãos para cima feito bobo), ou ficou genuinamente entusiasmado quando Goku se transformou pela primeira em vez em Super Saiyajin? Se você está lendo esse texto e ainda não viu essa obra magnífica, PARE tudo que estiver fazendo e vá fazer isso agora, você não irá se arrepender.

 

Dragon Ball tem muitas obras spin off, então vou resumir, a obra tem 3 temporadas (talvez 5 temporadas), 19 filmes, 9 OVAs, 5 live actions e 2 mangá

Anime – tem 3 temporadas (Dragon Ball Clássico, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super), tem uma mixagem de Dragon Ball Z chamado de Dragon Ball Kai e uma temporada meio oficial chamada de Dragon Ball GT (que muitos fãs nem reconhece como sendo parte de Dragon Ball, nem o titio Akira escreveu  ou reconhece essa obra filler, mas ele deu a autorização).

Filme – tem 3 filmes do Dragon Ball Clássico (A Lenda de Shenlong, A Bela Adormecida no Castelo Amaldiçoado, Uma Aventura Mística), mais 13 filmes do Dragon Ball Z (       Filme 01 – Devolva-me Gohan, Filme 02 – O Homem Mais Forte do Mundo, Filme 03 – A Árvore do Poder, Filme 04 – Goku, o Super Saiyajin, Filme 05 – Uma Vingança Para Freeza, Filme 06 – O Retorno de Cooler, Filme 07 – O Retorno dos Andróides, Filme 08 – O Poder Invencível, Filme 09 – A Batalha Nos Dois Mundos, Filme 10 – O Retorno do Guerreiro Lendário, Filme 11 – O Combate Final: Bio-Broly, Filme 12 – Uma Nova Fusão: Goku e Vegeta e Filme 13 – O Ataque do Dragão), 2 de Dragon Ball Super (A Batalha dos Deuses e O Renascimento de Freeza) e 1 do  Dragon Ball GT (que considero mais um OVA, mas ele é O Legado de um Herói).

Mangá – o primeiro conta a historia de Goku até o final da fase Z (tem 42 volumes) e tem o novo mangá mostrando a fase Super (atualmente tem 20 capitulos).

 

Gostei dessa obra (embora considere os desenhos e a animação mediana, e a historia ótima), com ajuda do site MAL dou a nota 7.9, embora goste dessa obra, a nota foi mal por causa do DBGT.

Bruno Falcão

Yowamushi Pedal 3 New Generation Episódio 04 Nanbaka episodio 18