Full Metal Panic!

Full Metal Panic!

 

Full Metal Panic! foi originalmente criada como uma light novel em 1998, escrita por Shouji Gatou e desenhada Shiki Douji, posteriormente foi adaptada em anime com 3 temporadas, a 1ª foi animada pelo estúdio Gonzo (que animou Rosario to Vampire, NHK ni Youkoso, Inu to Hasami wa Tsukaiyou), as 2ª e 3ª temporadas foram animada pelo estúdio Kyoto Animation (que animou Clannad, Chuunibyou demo Koi ga Shitai, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon), este anime tem os gêneros ação, comedia, drama, escolar, mecha, militar e romance.

 

A trama de FMP! é uma ficção científica que se passa no contexto da Guerra Fria entre USA e URSS, porém com um avanço tecnológico muito diferente. Em FMP! temos robôs gigantes fortemente armados, submarinos nucleares, entre outros armamentos que só estavam na imaginação dos líderes mundiais da época, essa tecnologia é conseguida graças a algumas pessoas com habilidade especiais, e essas pessoas são chamados de Whispered.

Os Whispered são pessoas que por meio de visões conseguem ter acesso a conhecimentos de tecnologias muito avançadas e por conta disso se tornam alvos de todo tipo de pessoas e organizações que desejam esse conhecimento. Na história temos uma organização autônoma chamada Mithril que tem armamentos mais avançado que o dos EUA e seu objetivo é proteger o mundo do terrorismo. A história do anime começa quando a Mithril suspeita que uma colegial chamada Kaname Chidori é uma whispered e será raptada pela organização Gauln, decidindo enviar Sagara Sousuke, um jovem com treinamento militar para ser um estudante infiltrado na sala de Kaname e assim investigar o caso e protegê-la.

 

Sagara foi adotado pela Mithril muito cedo e não teve nenhum contato com a sociedade civil, assim, apesar de ser um ótimo militar e lutador, não tem nenhuma habilidade social o que causou muitos desentedimentos entre ele e Chidori, sendo uma das principais fontes de humor do anime. Entre os dois também se desenvolve um romance mesmo com eles não se entendendo tão bem.

 

FMP! por se tratar de um anime antigo tem uma animação para os padrões de hoje bastante defasada, mas nada que impeça sua história de se sobressair. Como o pano de fundo militar o anime é recheado com ótimas cenas de luta entre mechas, estratégias de combate e investigação militar, além de fã service, varias vezes durante o anime (mas isso não estraga a historia). Totalmente recomendado aos fãs de robôs gigantes e quem gosta de temas militares.

Esse anime tem 3 temporadas (e estão fazendo uma 4ª temporada), tem 1 light novel, 2 OVAs, 1 mangás.

Anime – tem e temporadas denominadas Full Metal Panic! (24 episódios), Full Metal Panic? Fumoffu! (12 episódios) e Full Metal Panic: The Second Raid (13 episódios), vai ter o uma 4ª temporada, que passara na temporada de outono de 2017 e será animada pelo estúdio Xebec (que animou Haiyore! Nyaruko-san, MM, Kanokon).

OVA – tem 2 OVAs referentes a 2ª e a 3ª temporada, mas não acrescentando nada a historia, é só um episodio genérico e em algumas cenas engraçadas.

Mangá – tem 2 mangás, Full Metal Panic! (com 9 volumes e contando a historia da 1ª temporada) e Full Metal Panic! Sigma (com 19 volumes e contando a historia da 2ª e 3ª temporada), atualmente os dois mangás estão completos.

 

Gostei desse anime (os desenhos são na media, a animação esta na media e a historia é boa), com ajuda do site MAL, dou a nota de 8.0 a animação, lembrando que não estou contando Full Metal Panic IV porque ainda não estreou.

Bruno Falcão

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku Wo 2 episodio 05 Masamune-kun no Revenge episodio 06