Gintama

Gintama

 

Gintama é um mangá criado por Hideaki Sorachi em 2003, primeiramente teve um OVA durante a Jump Festa 2006 (mas foi em 2005), no ano seguinte se tornou anime, Até o momento o anime tem 4 temporadas e conta com mais de 300 episódios além de 3 Filmes e alguns OVAs, foi animado pelos estúdios Sunrise (que animou Code Geass: Hangyaku no Lelouch, Accel World) e Bandai Namco Pictures (que animou ClassicaLoid, Aikatsu Stars), e tem os gêneros ação, comedia e sci-fi.

O anime vem sofrendo algumas interrupções mais longas após o fim de sua primeira temporada, por conta de que no Japão, Gintama não é transmitido em horário nobre e com isso não tem o retorno financeiro desejado, fazendo com que a animação seja voltada ao mercado de DVD’s e demore mais para sair.

 

A obra é essencialmente uma comédia, sua assinatura são as diversas piadas e referências a outros animes e mangás famosos, cultura japonesa e cultura pop em geral. Apesar de todo esse lado cômico e no-sense, há também espaço para momentos bem dramáticos e de ação durante o anime (ainda assim com muito humor), Gintama é dividido em muitos arcos, porém a grande maioria dos episódios é concluído em si mesmo e não tem ligação com os demais  facilitando para as novas pessoas que queiram ver a série.

A história se passa no Japão feudal, durante era edo, mas ao contrário do que possa se pensar existem muitas tecnologias dos tempos atuais já sendo usadas pelas pessoas por conta da invasão alienígena feita pelos seres chamados Amantos ocorrida 20 anos atrás de quando a história do anime começa. Após vencer a guerra contra os samurais japoneses, os Amantos proibiram a utilização de espadas, deixando os Samurais sem sua principal ocupação. O protagonista da série é Sakata Gintoki, um samurai que foi muito poderoso em seu passado, mas agora para sobreviver abriu uma agência chamada Yorozuya que realiza todo e qualquer tipo de serviço em troca de dinheiro.

 

Na agência, Gintoki é auxiliado por seu aprendiz de Samurai, Shimura Shinpachi, o rapaz do óculos e Kagura, uma alienígena Amanto com incrível força. Durante as aventuras, o grupo de Gintoki se encontra com o Shinsengumi, uma das mais fortes forças policiais do Japão feudal, que em sua versão mais maluca são muito importantes para as histórias do anime. Uma marca de Gintama é a pluralidade de personagens que aparecem durante a série.

Gintama é hilário, seu humor ácido, as vezes negro, escrachado e no-sense é inteligentíssimo e ponto principal da obra. É praticamente impossível não rir com suas paródias aos shonens famosos (como Rurouni Kenshin, Bleach e Dragon Ball), Um ponto negativo é que alguém sem tanta familiaridade com animes e referências a cultura japonesa pode perder um pouco do melhor que o anime tem a oferecer, mas isso não é o suficiente para afirmarmos que não deva assistir a série. Sem dúvida uma ótima opção para quem busca dar muitas risadas e de brinde ver os principais animes da história sendo alfinetados de forma brilhante.

 

De qualquer jeito gostei desse anime (os desenhos são na media, a animação é na media a bons e a historia é boa), com ajuda do site MAL, dou a nota de 9.0.

Bruno Falcão

Abertura de Tsugumomo Death Note – o que aconteceu com Light?