Mirai Nikki

Mirai Nikki

 

Este anime foi feito a partir de um mangá criado por Esuno Sakae, foi animado pelo estúdio Asread (que animou Shuffle, Big Order, Yuusha ni Narenakatta Ore wa Shibushibu Shuushoku wo Ketsui Shimashita), ele tem os gêneros ação, drama, gore, mistério, sobrenatural e romance.

 

O protagonista é Amano Yukiteru, um garoto normal e chorão do ensino médio (lembra muito Shinji Ikari, mas ele é um pouco melhor e melhora no decorrer da serie), mas a personagem mais decente é Yuno Gasai e co-protagonista (o único problema é que ela é stoker e muito psicopata, mas é carismática).

 

Me desviei do assunto, a historia desse anime é que 12 pessoas do Japão foram escolhidas para ter diários que lhe dizem o futuro (normalmente são em formato de celular, mas há exceções), e tem que exterminar os outros portadores dos diários para se tornar o novo deus (neste anime deus está morrendo e precisa escolher um sucessor), vou falar sobre cada um dos diários abaixo.

01 – Diário do Acaso (pertencente a Amano Yukiteru): ele permite que Yuki saiba tudo o que acontecera em seu futuro, é realmente um diário que mostra o futuro, mas só do futuro de Amano (ele está no formato de diário de telefone celular).

02 – Diário do final feliz (também chamo de diário do Stalker, pertencente a Yuno Gasai): ele permite ver tudo que Yuki vê, mas na respectiva de Gasai, e como ela o ama (e ela sempre fala que o ama), esse diário tem a finalidade de mostrar a ela um final feliz com Yuki (ele está no formato de diário de telefone celular).

03 – Diário do Assassino (pertencente a Hiyama Takao): mostra seus futuros assassinatos, inclusive os métodos usados por Takao (um professor do colégio Sakurami e ele está no formato de diário de telefone celular).

04 – Diário investigativo (pertencente a Keigo Kurusu): esse diário mostra a Kurusu, informações de cenas de crimes, testemunhas, suspeitos e criminosos, dentro do raio do distrito de Sakurami, onde ele policia (ele está no formato de diário de telefone celular).

05 – Diário do caderno (pertencente a Reisuke Houjou): esse diário mostra ações que acontecerão no dia de Reisuke (por desenhos, e o portador mais jovem de um diário, tem 3 a 4 anos), mas só mostra 3 desenhos por dia (ele está no formato de paginas desenhadas por uma criança).

06 – Diário da Clarividência (pertencente a Tsubaki Kasugano): ela é a líder de uma seita religiosa (acho que muitos não vão achar a iniciação da seita muito agradável, principalmente para Tsubaki), e não tem boa visão, e esse diário permite que ela saiba tudo o que os membros de sua seita estão vendo (este diário está no formato de um pergaminho).

07 – Diário dos amantes (pertencente a Marco Ikusaba e Ai Mikami, os dois são o sétimo): eles mostram as ações futuras do seu parceiro e amante, parece que é da mesma forma que o diário de Yuno, mas só mostra a perspectiva do seu amante e só é eficaz se eles estiverem juntos e eles trocam seus diários sempre (ele é no formato de diário de 2 telefone celular).

08 – Diário Servidor (pertencente a Kamado Ueshita): este diário faz outros diários eletrônicos (de celular), terem habilidade de um diário do futuro, ou seja, este diário só serve como servidor de dados dando habilidade há outros (ele é no formato de um mini tablete? Uma placa servidora? Um livro? Não tenho certeza).

09 – Diário da Fuga (pertencente a Minene Uryuu): ela é uma terrorista (possivelmente assassina também) e seu diário permite saber locais de fuga, como quem está nesses locais (ele no formato de diário de telefone celular).

10 – Diário reprodutor (chamo também de diário do adestramento, pertencente a Karyudo Tsukishima): esse diário permite ter controle de cães, que Karyudo Tsukishima estava treinando, dado supostamente a sua filha (Hinata Hino), além de permitir que controle cães, ele mostra a localização deles (ele no formato de diário de telefone celular).

11 – Diário do Observador (pertencente a John Balks): este permite ver o conteúdo de todos os diários existentes, até os diários cridos pelo diário pela oitava, é considerado o diário mais forte e o mais injusto (ele é no formato de diário de telefone celular).

12 – Diário da Justiça (também chamando de diário do herói, pertencente a Yomotsu Hirasaka): ele permite saber as ações que ocorrerão com ele (ele se auto proclama de herói da justiça, ou seja, tudo o que ele fizer é justo), e ações que nunca podem contrariar seu código de ética (ele é no formato de um gravador portátil).

 

Esse anime tem 1 temporada, 2 OVAs, 3 mangás, 1 serie em live action, vou valar sobre todos abaixo:

Anime – só tem uma temporada de 26 episódios (achei a serie muito boa, mas sinceramente não gostei muito final, mas ele dá uma ponta para o OVA).

OVAs – são dois, um deles mostra o começo de Mirai Nikki (muito resumidamente, ele só tem 8 minutos) e o outro é o Mirai Nikki Redial, que só mostra como o mundo ficou, criado pelo novo deus e dá um final alternativo a anime, na verdade é a continuação do final do anime. Live action – particularmente não vi esse, mas falaram que é uma versão de Mirai Nikki, que mostra a historia do anime.

Mangá – o primeiro mangá (2006) conta a historia do anime, mas o final desse mangá é mais parecido com o OVA; o segundo mangá (2006) é Mirai Nikki Mosaic, e só alguns eventos da serie contada pela perspectiva da Minene Uryuu (a nona); o terceiro mangá, é só algumas historias (spin off), colocando o personagem Akise Aru como se fosse o protagonista.

 

Gostei muito dessa obra (embora tenha varias cenas fortes para crianças), com auxilio do site myanimelist.net, darei a nota de 8.0 a essa obra e recomendo que a vejam, mas vejam junto com o OVA (Mirai Nikki Redial), ele complementa o final do anime.

Bruno Falcão

Mayoiga episodio 12 MM