Monogatari Series

Monogatari Series

 

Este anime foi baseado na light novel de Nishio Ishin, ele foi animado pelo estúdio Shaft (que animou Nisekoi, Sayonara Zetsubou Sensei, Rec), ela tem os gêneros de comedia, escolar, ecchi, harem, mistério e sobrenatural.

 

O protagonista principal da serie Koyomi Araragi, estudante do ensino médio que se tornou um vampiro (na verdade meio vampiro), devido a se encontrar com uma “esquisitice” (fenômeno sobrenatural), onde foi destroçado e trazido a vida por uma vampira (mais tarde nomeada de Shinobu Oshino).

 

Araragi é só meio vampiro (não entendi porque ele ficou só parte vampiro, mas em compensação ele pode sair ao sol e tem regeneração rápida) a partir deste momento começa a ver esquisitices, Araragi teve ajuda de Meme Oshino (que ajudou Araragi e recuperar parte de sua humanidade ao se tornar vampiro), Meme o convoca regularmente para ajudar a resolver seus negócios (como um garoto de recados, mas esse é o pagamento a  Oshino por ter lhe ajudado).

 

Muitos vão estranhar o jeito que é narrado os animes de Monogatari Series, porque embora ele se passe em um tempo especifico, sempre se tem perguntas que não são respondidas, e outra temporada ou OVA complementa (como a explicação de como Araragi se tornou um meio-vampiro, aparentemente Kizumonogatari vai explicar, mas não tenho certeza).

 

Foi feito varias series sobre Monogatari, irei falar sobre elas, mas elas são: Bakemonogatari – 2010; Nisemonogatari – 2012; Monogatari Series: second season – 2013; Nekomonogatari: Kuro – 2012; Hanamonogatari – 2014 e Tsukimonogatari – 2014.

 

Vou colocar na ordem que creio que é melhor entender:

Nekomonogatari: Kuro – além de explicar o começo dessa obra (muito resumidamente, praticamente sem nenhum entendimento do começo), é um OVA em 4 partes sobre como Araragi começa a ajudar esquisitices, começando a ajudar sua colega de classe (Tsubasa Hanekawa ) com esquisitices (e com ajuda do Oshino), e como foi feito depois das series até agora (não falo dos OVAs), tem retrospectivas das 1ª e 2ª temporadas.

Bakemonogatari – é a 1ª temporada do anime, ele ajuda mais esquisitices (não gostei desse termo), mostra como ele conheceu sua namorada e que ele esta começando a controlar a sua parte vampira.

Nisemonogatari – é mais como um OVA (embora tenha 11 episódios, mas pode ser considerado a segunda parte da 1ª temporada, Bakemonogatari), embora este continue a historia de Bakemonogatari, mas essa parte é principalmente focado nas irmãs de Araragi (Karen Araragi e Tsukihi Araragi), e começa a ter uma relação de amizade com a vampira Shinobu.

Monogatari Series: second season – como o nome fala, esta é a continuação de Bakemonogatari e Nisemonogatari (porque considero Nisemonogatari a segunda parte da 1º temporada), mas se preferir a 2ª temporada dessa obra, nela Araragi continua a combater esquisitices (mas agora sem Oshino), cria outras e fica amigo de Shinobu (que por algum motivo que não sei chama ele de mestre).

Tsukimonogatari – este é um OVA (dividido em 4 partes), nele Araragi começa a perceber alguma coisa errada com seus poderes vampiros, e embora não fale (só insinue), sua progressão é constante, até se tornar completamente vampiro.

Hanamonogatari – este é mais um OVA (dividido em 5 partes), Araragi já se formou no colégio (agora está na universidade), o personagem principal neste OVA é a Kurai, Suruga Kanbaru, que também pode ver esquisitices, e  resolve investigar e “curar” uma esquisitice de uma antiga rival no basquete (como Araragi está na universidade, ele só tem aparições esporádicas nessa historia).

Owarimonogatari – é considerado a terceira e ultima temporada de Monogatari Series em anime, especificamente focando em Ougi (além dela saber das esquisitices, não fala nada do passado dela) e Shinobu (especificamente o caso do seu primeiro servo, Araragi é o segundo), mas não vai ser e sei que o estúdio dessa serie já esta planejando continuações.

 

Uma coisa que me chama a atenção neste anime é a qualidade do fan servisse, não tanto apelativo (pelo menos não como To Love-Ru ou High School DxD), e nem tão implícito, Sei que Nishio Ishin concordaria!

 

Gostei desse anime, com o auxilio do site myanimelist.net, darei a nota 8.15, como esse anime tem a historia extremamente rica, fiz artigos explicando os OVAs e as temporadas separadamente.

Bruno Falcão

MM Monogatari Series - OVAs