Sailor Moon

Sailor Moon

 

A série de Sailor Moon foi um verdadeiro marco na cultura japonesa de animes e mangás, além de todo seu sucesso comercial, a história se tornou referência e redefiniu o gênero de Maho Shoujo. Naoko Takeuchi criou a série em 1992 em mangá que logo após já se tornou anime.

 

A fase clássica de Sailor Moon teve 46 episódios e depois mais 4 temporadas, e mais 3 temporadas do reboot  feito em 2014 (sendo mais 3 temporadas), e todas as temporadas e o reboot foram animadas pelo estúdio Toei Animation (que animou Dragon Ball, Lovely Complex, cavaleiros do zodíaco), no Brasil o anime estreou na TV Manchete em 1996 e suas demais temporadas foram transmitidas principalmente pelo Cartoon Network já nos anos 2000.

Sailor Moon foi uma sequência do mangá Codename: Sailor V também de Takeuchi, que retratava apenas 1 guerreira Sailor, a de Vênus. Devido a seu sucesso recebeu uma proposta da Toei Animation para tornar-se um anime. Nesse momento, Takeuchi junto com seu editor mudou um pouco a concepção da história, adaptando ideias de Tokusatsus (ao invés de uma protagonista, temos cinco sailors protagonizando a história), e o já citado Maho Shoujo com referências a astrologia, astronomia e as mitologias grega e romana. O nome “Sailor” em inglês vem do nome em japonês dos uniforme escolares utilizados no Japão que em uma tradução livre se chamam “roupa de marinheiro”.

 

A trama de Sailor Moon começa nos apresentando a personagem principal, Usagi Tsukino (na dublagem brasileira seu nome foi Serena) que está atrasada para ir a escola. Ela se auto apresenta como uma menina medrosa, no decorrer do primeiro episódio vemos que ela é um tanto preguiçosa, chorona e não muito inteligente. No caminho para escola ela salva uma gata de um bando de meninos e retira um curativo de sua testa revelando uma lua. Mais tarde a mesma gata se revela para Usagi sob o nome de lua e conta que ela está destinada a se tornar uma guerreira com poderes mágicos e que sua missão é proteger a terra de forças malignas e encontrar as demais guerreiras Sailor para que juntas localizem o Cristal de Prata e possam se encontrar com a princesa da lua.

 

No decorrer da história são apresentadas as demais sailors protagonistas da série: Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio que é a mais inteligente e calma entre as sailors, Rei Hino, a Sailor Marte que tem um personalidade forte e decidida, praticamente o oposto de Usagi, Lita Kino, a Sailor Júpiter, dona de uma força descomunal e dotes culinários e Mina Aino, a Sailor Vênus, uma garota doce e sonhadora. Um dos motivos do grande sucesso do anime foram as características e personalidades das personagens bem parecidas com o cotidiano de quem via a série, criando identificação e curiosidade para o desenvolvimento do anime.

O fase clássica de Sailor Moon foi e ainda é uma ótima porta de entrada para o universo de Sailor Moon, existirá sempre a discussão sobre qual é melhor entre o anime e o mangá, mas não pode-se negar que a animação tem um ótimo equilíbrio entre comédia, ação, aventura e romance. O que é praticamente tudo que o um shoujo pede.

 

Esta obra anime tem 2 animes, 3 filmes, 1 mangá, 1 live action e 1 especial.

Animes – tem o anime clássico com 5 temporadas (denominados Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon SS e Sailor Moon Sailor Stars) e um reboot chamado sailor moon Crystal (as duas primeiras temporadas posteriormente foram consideradas uma só e agora tem sailor moon Crystal e sailor moon Crystal III).

Especial – denominado Codename wa Sailor V, focado na Sailor Venus.

Live action – denominado Pretty Guardian Sailor Moon, é uma serie em live action que conta a historia da 1ª temporada do anime clássico.

Filme – tem 3 denominados Sailor Moon R: The Movie, Sailor Moon S: The Movie e Sailor Moon Super S: The Movie.

Mangá – atualmente tem 19 volumes, ainda em publicação (também para sustentar ela e o marido que não trabalha, Takeuchi não pode parar de trabalhar).

 

Esse anime é media (os desenhos e a animação do primeiro anime é mediano, e os desenhos e a animação é na media, a historia é que é boa), com ajuda do site MAL dou a nota de 7.7 para a primeira animação e 7.4 para o reboot, totalizando a nota de 7.5.

Bruno Falcão

Yowamushi Pedal 3 New Generation Episódio 03 Nanbaka episodio 17