Suzumiya Haruhi no Yuutsu

Suzumiya Haruhi no Yuutsu

 

Este anime é uma grande obra, ele foi baseado no ligh novel escrito por Nagaru Tanigawa, ele teve duas remporadas animada pela Kyoto Animation (que animou Clannad, Kyoukai no Kanata, Chuunibyou demo Koi ga Shitai), ele tem os gêneros de comedia, escolar e sobrenatural.

 

O protagonista é o estudante Kyon, amigo de Haruhi Suzumiya, embora ele seja o protagonista, o anime gira em torno de seu relacionamento com Suzumiya e as confusões que ela faz na vida dele, arrastando as mais diversas aventuras que Suzumiya resolve fazer.

 

No começo ela resolve criar um clube (esquadrão SOS, mas juro que não sei o que faz, acho o que Suzumiya quiser), e nisso e coloca Kyon como membro, e nisso se juntam ao clube Yuki Nagato (um cyborg humanoide alienígena), Mikuru Asahina (uma viajante do tempo) e Itsuki Koizumi (um esper que trabalha para “a organização” e tem a missão de vigiar Suzumiya e os membros da SOS).

 

Esse anime tem 2 temporadas, 1 OVA, 1 filme, 2 spin off, 1 mangá e 1 ligh novel:

anime – são duas temporadas (uma feita em 2006 e outra em 2009), mas copilaram (não sei quem e nem porque) para uma só temporada de 28 episódios, mostram como o esquadrão SOS se formou e coisas misteriosas que ocorrem ao redor da Suzumiya (e ela não sabe).

OVA – ele se chama suzumiya haruhi chan no yuutsu  – considero OVAS, porque são pequenos episódios (cada um tem mais ou menos 2 minutos de duração, provavelmente era para ser um spin off, mas quis colocar como OVA), e porque são aventuras que acontecem depois que o esquadrão SOS já está formado.

Mangá – pelo que vi ele tem 82 capítulos (pelo menos por enquanto, espero, mas não vi todos porque estavam em inglês), ele conta a cronologia das ligh novel.

Filme – é chamado de o desaparecimento de Suzumia, nele Kyon vai para um universo alternativo onde todos são humanos normais, e ele é o único que se lembra do outro universo.

Spins off –  tem duas series que creio que são spins off, uma é da Tsuruya como protagonista (que não vi), a outra é Nagato Yuki-chan no Shoushitsu (irei falar sobre isso em outro artigo).

Ligh novel – tem 10, eles são a inspiração do anime e do filme todos extras os relacionados ao anime, eles se chamam:

01 – A Melancolia de Haruhi Suzumiya

02 – Os Suspiros de Haruhi Suzumiya

03 – O Tédio de Haruhi Suzumiya

04 – O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya

05 – A Fúria de Haruhi Suzumiya

06 – A Agitação de Haruhi Suzumiya

07 – O Esquema de Haruhi Suzumiya

08 – A Raiva de Haruhi Suzumiya

09 – A Dissociação de Haruhi Suzumiya

10 – O Espanto de Haruhi Suzumiya

 

Gostei muito desse anime (gostei de toda a serie e de seus complementos, inclusive trilha sonora), com o auxilio do site myanimelist.net, darei a nota de 8.6.

Bruno Falcão

Steins;Gate Sweetness And Lightning episodio 01