Tenchi Muyo

Tenchi Muyo

 

Criado a partir do mangá de mesmo nome, escrito originalmente por Masaki Kajishima, fpo animadas polos estúdios AIC (que animou Acchi Kocchi, Asobi ni Iku yo, Sasameki Koto) e AIC Plus+ (que animou Pupipo, Nekogami Yaoyorozu, Super Seisyun Brothers), ele tem os gêneros de comedia, ecchi, harem, fantasia, scifi e romance.

 

O protagonista é Tenchi Masaki, um rapaz normal (ou quase, tem 17 anos no começo da anime) que vivia longe da cidade, perto do templo de seu avô, até o dia que viu uma nave espacial cair na terra, e salvou sua ocupante, Ryoko (uma pirata espacial com mais de 700 anos).

 

Com o passar da serie, outras personagens acabam morando na casa de Tenchi (com objetivo principal de pegar Ryoko, mas ficaram por causa do Tenchi), que são Aeka Masaki Jurai e Sasami Masaki Jurai (princesas do planeta Jurai e irmãs), Azaka e Kamidake (robôs que protegem as princesas de Jurai), Mihoshi Kuramitsu e Kiyone Makibi (membros da policia galáctica, GXP, tinham o dever primordial de capturar Ryoko), Washu Hakubi (cientista e criadora de Ryoko e Ryo-Ohki) e Ryo-Ohki (nave e mascote de Ryoko, consegue se transformar em forma humanoide).

 

Todas resolvem ficar por causa de Tenchi (nem preciso dizer que isso dá muita confusão), a serie foi criada de no Japão entre 1991 a 1992, em formato de OVAs e vi pela primeira vez no Brasil pela BandKids (2000 a 2004), no formato das series derivadas, os OVAs (que foram os primeiros feitos), só passaram aqui em 2005.

 

Esse anime tem 4 animes de anime, 13 OVAs, 2 especiais, 1 mangá e 3 filmes, falarei deles abaixo.

Animes:

  • Tenchi Universe – foi o primeiro anime (dessa serie) passado no Brasil, o encero é como falei é baseado nos OVAs (ele tem a historia mais parecida com eles), o protagonista é Tenchi Masaki, um rapaz normal que vivia longe da cidade, perto do templo de seu avô, até o dia que viu uma nave espacial cair na terra, e salvou sua ocupante, Ryoko, aparecem varias garotas (também alienígenas), vieram originalmente por causa de Ryoko e resolvem morar com Tenchi (já imaginam porque).
  • Tenchi in Tokyo – seria a 2ª temporada de Tenchi Universe, Tenchi (embora seja a 2ª temporada se passa em um futuro alternativo, mas baseado em Tenchi Universe), todas as personagens da 1ª temporada chegaram na casa de Tenchi e ele foi estudar em Tokyo, inclusive conhece uma garota (Sakuya Kumashiro), e ele começa a namorar com ela (todas as garotas vivem “visitando” e todas tem ciúmes de Sakuya, mas elas vem todo o dia e toda na hora, praticamente moram com ele, de novo), Tenchi em sua casa, em Tokyo, e sempre causando muita confusão.
  • Tenchi Muyo GXP – um primo distante e amigo do Tenchi (acho que é isso) chamado Seina Yamada, entra para policia galáctica (GXP), como é mais novo que Tenchi, o chama de senpai, mas a sua principal característica é ser extremamente azarado, a neste anime; Embora essa serie não seja sobre o personagem Tenchi, ela é uma boa serie, e com elementos parecidos da serie original (é divertido).
  • Ai Tenchi Muyo! – essa serie se passa depois dos acontecimentos das outras series, Tenchi volta ao passado (graças e por causa de Washu) para recuperar alguns sobreviventes da queda de uma espaçonave, não dá certo e Tenchi avança mais no tempo e tem que achar esses sobreviventes em um colégio feminino, o problema é que esses sobreviventes não se lembram da própria identidade, e para piorar Ryoko e as outras resolvem se mudar para a casa de Tenchi (que teoricamente deveria estar disfarçado como professor); Sim, cada episodio tem aproximadamente 5 minutos de duração, mas como teve 60 episódios para contar a historia, ela conseguiu ser contada e essa serie foi bem sucedida (gostei).

Filmes – são três filmes (mas só me lembro, parcialmente, do primeiro e do segundo filme e no caso do 3º filme, não me lembro, mas creio que não era ruim, só os traços que eram muito diferentes dos animes e dos OVAs), e os outros filmes são Tenchi in Love (1º filme), A Filha das Trevas e Tenchi Forever (2º filme).

Especiais – são dois, Mioshi special (eu vi, mas juro que foi deletado da minha memoria, acho que não deve ser bom) e o outro é Pretty Sammy, Sasami Masaki Jurai no papel de uma típica estudante, e que quando sua cidade está em perigo se transforma em uma mahou shoujo (garota magica), provavelmente tentaram incrementar Tenchi Muyo com esse gênero, mas não dei certo.

Mangá – tem 12 volumes, feito por Masaki Kajishima (todo o resto é derivado dessa obra), conta a historia de Tenchi e suas visitantes, mais o que parece mais é os OVAs.

OVA – são 13 OVAs denominado Tenchi Muyo! Ryo-Ohki, ela foi baseada no mangá e todas as series, filmes e especiais foram baseados nela, conta a historia como Tenchi Masaki conheceu Ryoko (mas foi de uma maneira diferente da serie Tenchi Universe).

 

Ouvi boatos que em breve irão lançar outra serie de Tenchi Muyo, diferente da ultima serie (Ai Tenchi Muyo, pelo tempo dos episódios, fiquei preocupado que essa serie fosse ruim, mas não foi), esse anime parece que vai ter episódios de tamanho normal (de 20 a 30 minutos).

 

Esse anime é muito bom (espero que tenham gostado desse breve resumo), com auxilio do site myanimelist.net, darei a nota de 7.8 a essa serie, poderia dar uma nota maior, mas por causa dos especiais não consigo.

Bruno Falcão

Tasogare Otome x Amnesia Terra Formars Revenge episodio 01